Seminários

Seminário para o tratamento da dor

Seminário de Diagnóstico e Técnicas Tradicionais para o tratamento da dor com o Professor Doutor Peng Xuming realizado em Fevereiro de 2012
Este seminário teve como objectivo Geral aplicar técnicas de Medicina Tradicional Chinesa eficazes no tratamento da dor associada a desordens músculo-esqueléticas e neuromusculares.
O programa deste seminário incidiu sobre: 
· Os Quatro Métodos de Diagnóstico da Medicina Chinesa; 
· Técnicas de Tonificação e Redução; 
· Métodos fundamentais para controlo da subida e descida da energia (qi); 
· Técnicas Tradicionais para Tratamento da Dor: 
· Gua sha; 
· Ventosas; 
· Moxibustão; 
· Aurículoterapia; 
. Massagem Tui Na; 
· Agulha de Fogo. 
· Tratamento da Dor com Fitoterapia: 
. Elaboração de cataplasmas para eliminar a Dor 


Seminário de Massagem Quiroprática

Seminário de Massagem Quiroprática realizado em Dezembro de 2011 com o Prof. Carlos Vaz


Este curso constou das seguintes técnicas e manipulações: 
Manipulação da Coluna Vertebral, manipulação Osteo-Articular, avaliação e tratamento da Coluna Vertebral, técnicas de respiração das 3 fases: Abdominal, diafragmática e subclávia; Técnicas de avaliação do movimento subtil cranial e miofascial; Técnicas de palpação e avaliação articular; Biomecânica da articulação sacro-iliaca e coluna vertebral; Avaliação geral (Observação da marcha, teste em carga (planos anatómicos e eixo), Respiração, Assimetrias, Temperatura, Restrições osteoarticulares). 
Avaliação e tratamento de lesões agudas e crónicas; Avaliação (Teste Estático – perna curta (decúbito ventral e dorsal), Teste Dinâmico, Teste de Thomson, Teste de Laségue, Teste Piedallu, Teste das Fossas Micaelis, Teste de Gillet, Teste da Púbis. Teste da cervical), Avaliação da artéria vertebrobasilar, Avaliação da artéria subclávia, Avaliação da articulação vertebral da cervical, dorsal, lombar e sacro-ilíaca. 
Protocolo de tratamento através de técnicas de redução de restrições osteoarticulares; Redução da coluna cervical, Redução da coluna dorsal, Redução da coluna lombar, Redução da articulação sacro-iliaco-lombar.