Dor nos Testículos


A dor ou inchaço nos testículos além de incomodar muito os homens, pode ser indicativo de algumas doenças que, se não tratadas, no futuro podem evoluir para o Cancro de Testículo e principalmente levar o homem à infertilidade, à incapacidade de engravidar a mulher.

O termo Testículos refere–se às glândulas produtoras de esperma. Já o saco que as envolve e sustenta chama-se Escroto.

É importante que todos os homens façam um auto–exame.

O cancro dos testículos embora raro se comparado a outros tipos de cancro, é um dos mais facilmente tratáveis, quando diagnosticados precocemente.Por isso é bom examina–los regularmente.

TÉCNICA DE AUTO–EXAME

Uma vez por mês, após um banho quente, examinar o escroto e os testículos.Verificar neles qualquer alteração  de tamanho, forma ou consistência. Depois de fazer isso algumas vezes, cada um fica familiarizado com seus testículos e poderá detectar qualquer mudança posterior.

1) Examine cada testículo colocando os dedos indicador e médio por baixo deles e o polegar por cima.

2) Role delicadamente cada testículo entre os dedos, para frente, para trás, e depois para os lados.

3) Se se notar qualquer caroço recente, seja doloroso ou não, aumento da sensibilidade no escroto ou mudança na pele, consultar um médico.

PRINCIPAIS PATOLOGIAS NOS TESTÍCULOS
  1. ORQUITE: É  a inflamação e ou infecção dos testículos. Pode atingir um como os dois ao mesmo tempo. Ocorre um aumento do tamanho do testículo e a dor é forte e incomoda muito. Traumas podem ser a causa da orquite. As contusões podem afectar os testículos e por isso é importante tomar cuidado para não ocorrerem pancadas no local. Se não se realizar um tratamento adequado, a orquite pode levar à infertilidade e esterilidade.
A esquerda testículo com orquite. A direita testículo normal
  1. Torção dos Testículos: É uma situação extremamente dolorosa. Ocorre quando o cordão espermático sofre uma torção e esta torção faz com que os testículos mudem sua posição ocasionando as dores intensas. Até mesmo dormindo esta torção pode acontecer. Quando presente é necessário atendimento médico, que tentará distorcer os testículos manipulando–os delicadamente. Se não der resultado, ou se o problema reaparecer, poderá ser necessário uma cirurgia de emergência. Náuseas e vómitos podem acompanhar a torção.
  2. Cisto: Esta patologia é percebida como um caroço no testículo quando se faz a palpação. O cisto é formado por um saco cheio de liquido. É redondo e também incomoda muito, apesar de ser inofensivo. Os cistos podem ser tratados com uma cirurgia.
  3. Tumor: Surge nos testículos e a diferença com os cistos é que os tumores são sólidos , rígidos , de consistência mais dura, incomoda mais e podem sem mais dolorosos. É uma patologia mais seria e é preciso procurar avaliação médica mais rápido. Uma biopsia pode esclarecer o diagnostico da tumoração. Homens acima dos 40 anos estão mais propensos a esta doença.
  4. Hidrocele: É o acumulo de um liquido ralo e transparente entre as camadas fibrosas que recobrem os testículos. Geralmente há um inchaço do escroto (bolsa escrotal) e pode não provocar dor, apenas um desconforto pois uma das bolsas ficam inchadas e disformes, fazendo com que um lado fique maior que o outro escroto. A cirurgia para a retirada pode ser feita para corrigir o problema. Em alguns casos o medico pode retirar o liquido através de uma punção por agulha.
Muitas são as causas das doenças dos testículos. Traumas, uso de roupas apertadas, pessoas que andam muito a cavalo, motos ou camiões podem apresentar cistos ou hidrocele.
É preciso tomar cuidado para não sofrer agressão na bolsa escrotal principalmente na pratica de desporto.